sexta-feira, 27 de junho de 2008

De raízes e essência...


Tem momentos na vida da gente que o chão some.
Tudo perde o sentido. A atmosfera é outra. Por mais que a gente saiba que aquele dia é comum e mais um dia, parece que o mundo virou do avesso.
A nossa identidade fica embaçada, confusa e sem cor própria.
Bom, não é preciso mastigar mais essa informação, quem já passou por isso sabe do que estou falando.

Passei por isso há mais ou menos um ano e meio atrás.
E precisava me reencontrar, me recompor, me reciclar, renascer. Cavocar em mim minha essência. Recriar novas raízes.

É incrível como nestas horas, inevitavelmente nos apegamos à música. Meu Deus, como a gente ouve música quando quer se achar, se perder, se apaixonar, se purgar. Como é forte isso.

Bom... eu naquele momento comecei a pesquisar coisas novas. Baixar pela internet coisas antigas que eu só tinha nos meus amados e lendários discos de vinil, procurar novas vozes, novos timbres para a minha reciclagem. E foi nessa busca que encontrei esse músico aí. Na verdade foi procurando tudo o que eu podia encontrar de Zélia Duncan que encontrei o "tal" de Fred Martins.

Buscava Zélia Duncan porque sempre digo aos meus amigos: quer me conhecer? Escute TUDO de Zélia Duncan. As músicas ruins tu deleta, como deleta meus defeitos, e as boas, escuta várias vezes. Lê suas letras. Seu humor na escolha de repertórios, como do cd "Eu me transformo em outras". Aliás, indico a quem gosta de música brasileira da boa, rsss.

Pois bem, como se não bastasse descobrir que o tal do Fred era o autor de algumas músicas que eu amava da Zélia (e que nunca tinha me atinado de ler no cd), como "Flores" e "Hóspede do Tempo", descobri esta música aqui, que tornou-se um chá de essência, de raízes, para os dias que eu perco um pouco o prumo e preciso me energizar.

A letra já diz tudo. Mas se quiserem ter o prazer de conhecer um pouco mais deste músico (e porque não dizer, de mim), fiquem à vontade. Escutar esta música me lembrou uma música do Milton Nascimento chamada "Certas Canções" que diz: "certas canções que ouço/cabem tão dentro de mim/que perguntar carece/como não fui eu que fiz..." É o que sinto e o que senti ao ouvir esta música pela primeira vez.

Com licença, vou mergulhar um pouco em mim... aumente o som, e boa noite...

A Música Em Mim
de Fred Martins
com Fred Martins e Zélia Duncan

Há música em mim quando acordo cedo
A música em mim finge não ter medo
Há música em mim quando dói o dente
A música em mim age normalmente
A música em mim tenta ser discreta
Há música em mim quando fico quieta
(quando fico)
Há música em mim no congestionamento
A música em mim corre mais que o tempo
Trem bala na sala do meu apartamento
A música em mim refaz o dia
A música em mim me aplaude
Toda vez que eu sigo em frente
A música em mim parece um presente
(parece um presente)

2 comentários:

Gise disse...

Realmente linda a letra!!!
Coisa ruim qdo a gt se perde de nós mesmas, né, Lucinha????
Mas isso nos dá mais pique pra depois q nos acharmos novamente...
Eu tô meio perdida tb, sei bem o que tu escreveu ali no post...
Meio deprê, meio azeda, entitulei-me garota-limão.
Já q as frutas estão tão na moda...
bjãoooo

Nádia disse...

Lucinha!
Nada como a música para fazer a gente se reencontrar e encontrar novos sentidos, gostos, perfumes, cores... também encontrar novas gentes...
Vamos tentar nos (re)encontrar com o Fred amanhã!
Beijos!