quarta-feira, 21 de maio de 2008

Processos...


Estou vivendo um momento fascinante...

Convivendo com grupos diferentes e experimentando diferentes processos de criação. E é incrível como se aprende com isso. Na minha modesta opinião, o ator se alimenta através de uma espécie de "radar". O fator "estar atento" e tentar transformar o que se percebe em informação e bagagem para o nosso ofício, é absolutamente fundamental para quem pretende ser um artista completo.

E tenho vivido isto em situações distintas...

Como atriz, nos ensaios do Gupo Farsa, com novos colegas de trabalho, descobrindo seus mundos, seus timing's, seus humores... observando suas lógicas e aprendendo com elas. Antenadíssima no que o nosso manda-chuva tem a nos oferecer, no seu conhecimento da linguagem de farsa, na generosidade de troca que impera nos momentos que nossa energia se canaliza para a criação.

Criar é prazeroso demais. Assistir à criação é excitante. Colaborar com ela, um orgulho.

Num extremo não tão oposto, experimento um trabalho de direção de atores no Teatro Novo. Um trabalho cirúrgico para ambos os lados... de abrir-se, revelar-se, oferecer-se ao outro... todos médicos e pacientes. Pacientes exercitando a sua paciência. Pois ali também é um grupo novo se formando, de pessoas que nunca trabalharam juntas, outras já calejadas pelo convívio, administrando a tolerância necessária num processo de parto. E mais uma vez... o observar... como chegar à compreensão da cena? Como atingir o botão da lógica de cada ator, que é um mundo único? Como tornar um outro indivíduo crivel num corpo estranho?

Aff... ainda bem que as perguntas existem, e os questionamentos persistem e a busca não acaba nunca... Porque a criação é uma obra aberta, teatro é vivo e transforma-se a cada segundo...

Amanhã intensivo da Canção de Assis... Coisa boa, espetáculo que me emociona, elenco que... idem! Então é hora de dormir e me preparar para o dia de amanhã. À noite, de volta à direção de atores...

Vivendo e aprendendo com os processos meus e alheios... Côsa bem boa!

E feliz pela repercussão do First Post (dá-lhe loira... última nas pesquisas e primeira no ibope....rsss)...

gudináiti fór ól.

3 comentários:

Marcos Chaves (Markus Chaves) disse...

Ahuahuahua!! Última nas pesquisas e primeira no ibope matou a pau! Essa loira é um quadro! Saibas tu que eu queria votar nos 4 da enquete da Daia, mas só pude votar em um... Mas na verdade se todos do Grupo tiverem um blog pensa bem: que análise rica se faria, se com os já existentes temos uma boa troca! Bomba neste blog loira, assim como mandas ver nos ensaios, uhuuu!! Amanhã tem intensivo, até!

Alvaro RosaCosta disse...

Dá-le "La Gran Lúcia Bendati".
Abs, Álvaro.

Anônimo disse...

muy muy querida..sempre